Sobre mim

Quem sou eu.

Um Machado que não é o “de Assis”…

Inicialmente, minha intenção era a de escrever um livro de contos literários com o título “O esgrimista do caos”. Não seria um livro sobre o esporte esgrima, mas sim uma sequência de contos do cotidiano, no qual a esgrima seria apenas uma metáfora para comparar ou simbolizar as diversas manifestações humanas.

Sim, fui um esgrimista desde os meus 12 anos de idade, e hoje conto com 65. Durante muito tempo, tornei-me um atleta bastante esforçado e com alguns méritos esportivos e experiências internacionais; porém, por temperamento, resolvi acumular outras tantas atividades. Cursei a Faculdade de Educação Física do Instituto Porto Alegre – IPA, RS. Depois, tornei-me Mestre D´Armas na Escola de Educação Física do Exército – EsEFEx, no Rio de Janeiro, a fim de exercer a atividade de Técnico de Esgrima. Isso me levou a ser contratado pela SOGIPA (Sociedade Ginástica Porto Alegre), mas, mesmo como técnico de esgrima para crianças, segui minha carreira de atleta nesse mesmo clube.

Paralelo a essas atividades, entrei na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, formando-me bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Venho exercendo a advocacia há exatos 33 anos. Mas segui minha carreira de atleta até os 42 anos de idade, com algumas interrupções necessárias em razão das prioridades do momento.
Ainda como atleta, transferi-me para o clube porto-alegrense Grêmio Náutico União – GNU e lá iniciei, a convite da Presidência, minha carreira de gestor esportivo. Já são mais de 30 anos nessa atividade: fui Diretor do Departamento de Esgrima do GNU e também Vice-Presidente de Esportes. Na Federação Riograndense de Esgrima – FRGE, fui Diretor Técnico, Vice-Presidente e Presidente. Depois, fui eleito Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Esgrima – CBE por dois mandatos e, na sequência, Presidente por mais dois mandatos. Também fui Presidente da Confederação Sul-Americana de Esgrima – CSE, igualmente por dois mandatos, além de membro da Comissão Disciplinar da Federação Internacional de Esgrima – FIE por quatro anos.



Atualmente, em agosto de 2025, não sou mais o Presidente da CBE, pois findaram os meus dois mandatos. Assumiu meu lugar o amigo Arno Schneider, que foi meu vice-presidente nos dois últimos mandatos.

Então, em conclusão, fui atleta de esgrima por muitos anos, advogado por outros tantos, gestor esportivo também por uma vida inteira e, há alguns anos, por absoluto hobby, tornei-me um aprendiz de escritor literário, especialmente nos gêneros conto e crônica. Fui fazendo cursos diversos, participando de oficinas literárias com consagrados professores, publiquei contos em coletâneas literárias e agora resolvi me aventurar em um blog.

Paralelamente a essas quatro atividades, também fui professor universitário, tanto na Educação Física quanto no Direito; fui paraquedista (e saltei algumas vezes!), corredor amador em provas de rua e sou pai de três maravilhosos filhos: Jerônimo, Murilo e Helena – todos, democraticamente, atletas de esgrima, sem qualquer pressão, eu juro! Por fim, sou casado com a Ariadne, que se tornou meu grande amor e espinha dorsal da nossa família
.
Este sou eu.